3 estratégias simples para otimizar a performance em dispositivos móveis

 

Numa altura onde os dispositivos móveis representam uma grande parte do tráfego online, é imprescindível estar atualizado em relação à estratégia a empreender para este tipo de dispositivos. Se o leitor faz parte de uma empresa que ainda não vê o propósito de investir em mobile, então tenho más notícias para si …

Neste artigo, vou mostrar-lhe 3 estratégias simples para otimizar o desempenho em dispositivos móveis:

Web Design Responsivo

O primeiro ponto que este artigo irá abordar é a importância de ter um design responsivo no seu website. Agora, mais do que nunca, é importante estarmos atualizados neste campo, porque, especialmente em dispositivos móveis, há muitos problemas de desempenho relacionados com falhas de design. E o que acontece quando o seu website possui problemas de desempenho? Isso mesmo, é penalizado pelo google no motor de busca, cada vez mais focado em premiar websites mobile-friendly. Imagine trabalhar por dias naquela estratégia de SEO que você espera que tenha ótimos resultados, apenas para descobrir que a sua estratégia não deu em nada porque a sua página não estava otimizada para dispositivos móveis.

Se quiser analisar o desempenho da sua página tanto em dispositivos móveis como em desktop, existe uma ferramenta muito boa disponibilizada pelo Google chamado PageSpeed ​​Insights. Esta ferramenta irá mostrar-lhe como pode melhorar o seu site, tanto para dispositivos móveis como para desktop. Além disso, atribuirá uma classificação (de 0 a 100) com base no que o software considera ser o seu grau de otimização (uma pontuação de 80% ou mais é o objetivo).

Hummingbird

Já alguma vez ouviu falar deste nome? Hummingbird é o nome que o Google deu ao seu algoritmo que se concentra em pesquisas conversacionais. E o que é isto de pesquisa conversacional? É simples, já viu alguém a falar para o telemóvel no meio da rua como se de um louco se tratasse, sem ter recebido nenhuma chamada ou algo do género, gritando apenas “Siri faz isso, Siri mostra-me isto”? Provavelmente, essas pessoas estavam a fazer o que é chamado de pesquisa conversacional! Basicamente, é quando alguém efetua uma pesquisa de voz, recorrendo a softwares externos como é o caso da Siri, o famoso robô da Apple que entende o que dizemos e nos mostra os resultados daquilo que estamos à procura.

Por esta altura já deve saber do que é que vou falar a seguir. Sim, estou a falar sobre a otimização do seu website para pesquisa conversacional, e isso significa adaptar as suas keywords e termos de pesquisa do seu site a esta nova realidade, isto é, se você ainda quer ser relevante. Agora, isto pode parecer muito trabalho e difícil de fazer, mas veja os seguintes números:

  • No ano passado, 20% das pesquisas móveis foram pesquisas de voz, segundo a Google
  • A MindMeld (2015) afirmou que 60% das pessoas que usam ferramentas de voz começaram a usá-las nos últimos 12 meses

Há um lado baixo, no entanto, sendo uma busca por voz tão recente, ainda não temos dados suficientes para prever com precisão as melhores keywords e consultas de pesquisa para implementar nos nossos websites, mas se começarmos a preparar o futuro agora, estaremos, pelo menos, em vantagem perante os nossos concorrentes.

Otimização de Imagens

Por último, mas não menos importante, o conteúdo dos websites deve estar sempre otimizado aos diversos dispositivos. Isto pode parecer conhecimento básico, mas o fato é que a grande maioria dos websites que estão na web ainda não otimizam as suas imagens para dispositivos móveis. Este é um erro crasso, porque imagens mais pesadas significarão tempos de carregamento mais pesados, o que em si mesmo se vai traduzir numa pior classificação dada pelo Google. Comprimir imagens são uma das coisas mais rápidas e fáceis de fazer, mas há muitos indivíduos que se recusam a fazê-lo porque temem que as suas imagens percam qualidade. Em certa medida, eles estão certos, a imagem perderá um pouco de qualidade, no entanto, é algo que temos que aceitar para melhorar a otimização de dada página.

E pronto, aqui estão 3 maneiras fáceis de melhorar o seu desempenho em dispositivos móveis. Mas espere, há muitas mais que não estão aqui indicadas. Então, do que é que está à espera? Quanto mais pesquisar, mais preparado irá estar!

Se necessitar de conselhos especializados sobre como maximizar a sua estratégia em dispositivos móveis, ou se precisar de ajuda para desenvolver uma estratégia digital do início ao fim, entre em contato com a nossa equipa de especialistas e forneceremos-lhe todas as ferramentas para que a sua empresa seja bem-sucedida neste campo.

Leave a comment